ALERTA – EDITAL PUBLICADO – PROVA EM DEZEMBRO.
O edital do MP/PR foi publicado e nós já montamos TODA sua estratégia até a prova, clique e garanta!
São 10 vagas e prova objetiva agendada para DEZEMBRO DE 2025 (todos os aprovados são nomeados).
Saber o que fazer agora é fundamental. Ter uma estratégia eficiente e metas para serem cumpridas é um grande diferencial.
Por isso, lançamos nosso EDITAL ESQUEMATIZADO RETA FINAL PÓS-EDITAL DO MP/PR (CARGO DE PROMOTOR DE JUSTIÇA SUBSTITUTO).
São 70 metas diárias de lei seca, doutrina e jurisprudência, indicando os temas mais prováveis de cobrança para que você faça uma revisão eficiente que potencialize seus resultados dobrando suas chances de ser aprovado.
O Meu Esquematizado para A RETA FINAL DO CONCURSO PROMOTOR DE JUSTIÇA DO MP/PR consiste em um e-book completo onde estabelecemos uma estratégia eficiente para o estudo reta final visando a otimização dos resultados de nossos alunos. Para isso, destrinchamos e detalhamos o edital indicando a nosso aluno o que estudar e em qual profundidade.
Fizemos vários aprovados no último concurso, e nesse não será diferente. Na última prova mais de 85% dos temas estavam indicados como prioritário em nosso edital.
O que você vai encontrar no edital?
- Análise dos temas de preferência de cada um dos examinadores. Analisamos todos os examinadores para saber sobre o que escrevem e sobre o que se interessam.
- Uma estratégia completa para sua aprovação, sem que precise gastar com mentorias ou coaching.
- Metas diárias a fim de permitir que você faça uma reta final com absoluta qualidade estudando praticamente 90% dos temas relevantes para a prova.
- Indicação bibliográfica completa (o aluno pode seguir a sua própria bibliografia ou material).
- Temas de maior incidência.
- Temas de baixa incidência para dispensar os estudos.
- O enfoque a dar em cada tópico do edital, frisando nos principais a fim de que você saiba o que vai cair na sua prova.
- O que não esquecer de estudar.
- Leis de leitura obrigatória.
- O que deixar de estudar, pois não será cobrado em prova.
- Melhor custo benefício do mercado.
- Verdadeira mentoria (autocoaching) sem gastar milhares de reais.
- Material produzido por professores aprovados nos concursos mais difíceis do país em curto espaço de tempo.
- O que estudar por lei, o que estudar por uma fonte doutrinária e o que estudar só por jurisprudência.
- Esquematização completa do edital com 70 metas para que o aluno executar. Todas as metas (dias) estão com as indicações de temas mais relevantes e foram estrategicamente esquematizadas.
O material Meu Esquematizado é usado por cerca de 88 mil alunos e conta com milhares de aprovados, já tendo sido recomendado por centenas de aprovados juízes, promotores, delegados de política, procuradores, advogados públicos, analistas e técnicos. Veja alguns depoimentos:
- “Tenho sempre indicado seus materiais sistematizados. São os melhores. Aliás, são incomparáveis com os demais. Parabéns” – Dizer o Direito – recomendou o material.
- “O material me ajudou muito. Foi realmente um guia na minha preparação”– Bruno Terra, juiz do TJ/SP.
- “O Edital Esquematizado foi um divisor de águas na minha vida. Foi quando comecei a utilizá-lo que rompi a barreira da primeira fase. Sempre indico para todo mundo”– Andreia Tonin, promotora de Justiça do MPSC.
- “Passei para promotor do MPPR. Seu edital foi fundamental. Meus cadernos foram com base nele”– Carlos Edoardo Novoa Borges de Barros Reis, promotor do MP/PR.
- “Segui meus estudos pelo Edital do Meu Esquematizado” – Bruna Daronch, Advogada da União.
- “Usei como base o Edital Esquematizado e aí começou um salto de qualidade nos meus estudos”– Thiago Lacerda – Advogado da União.
- “Escolhi minha Bibliografia pelo Edital Esquematizado” – Eric Bortoletto – Promotor do MPPR.
- “O edital esquematizado foi essencial na minha preparação e aprovação” – Eduardo Fagundes – Promotor do MPSC.
- “Usei o Meu Esquematizado, o material é excelente para entender o enfoque a ser dado em cada conteúdo de cada disciplina” – Jonathan Pablo Araújo – Aprovado para Juiz do TJAL, Analista do TJBA e Técnico do TRE/MG.
- “Fiz uma espécie de fichamento com base no Edital do Meu Esquematizado, que foi essencial na minha preparação” – Luiz Flávio Barbieri – Promotor no MP/PR.
- “Conquistei 3 aprovações com vocês, todas dentro do TOP 10” – Matheus de Palma – Delegado de Polícia da PC/MS aprovado na PC/MS (4 lugar), PC/PA (6 lugar) e PCMG (06 lugar).
- O Edital Esquematizado me propiciou um estudo estratégico – o material foi um manual de instruções no estudo para concursos – João Paulino de Oliveira Neto, aprovado na PGDF.
- Clique aqui para mais depoimentos.
No Edital Esquematizado Reta Final para o MP/PR traçamos a melhor estratégia para enfrentar, em reta final pós-edital, todas as matérias cobradas no MP-PR, organizando sua vida de estudos nos meses que antecedem o edital. Você saberá o que estudar, dia a dia, sem se preocupar em escolher as prioridades.
O edital abrange as seguinte disciplinas no viés legal, doutrinário e jurisprudencial:
• Grupo Temático I – Direito Penal, Direito Eleitoral e Legislação do Ministério Público.
• Grupo Temático II – Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Filosofia do Direito e Sociologia Jurídica.
• Grupo Temático III – Direito Civil, Direito Empresarial e Direito Processual Civil.
• Grupo Temático IV – Direito Processual Penal, Execução Penal, Direito do Consumidor e Direito Sanitário.
• Grupo Temático V – GRUPO 5 – Direito da Infância e da Juventude e/ou Direito à Educação, Proteção ao Patrimônio Público, Direito Ambiental e Habitação e Urbanismo, Ação Civil Pública, Ações Coletivas e/ou procedimentos extrajudiciais de atribuição do Ministério Público (Inquérito Civil, Procedimento Preparatório, Procedimento Administrativo e Notícia de Fato), Direitos da Pessoa com Deficiência, Direitos do Idoso e Direitos Humanos.
Potencializaremos seus resultados, pois conhecemos muito bem essa prova.
O plano de estudo será executado na modalidade RETA FINAL PÓS-EDITAL, ou seja, dedicado a alunos que estejam estudando especificamente para o concurso do MP/PR.
O material é dividido em dias para que vocês saibam exatamente o que estudar no seu dia a dia, facilitando assim sua rotina e dando eficiência nos seus estudos. Você receberá um PLANO DE ESTUDO COMPLETO, razão pela qual nossos alunos chamam o material de “AUTOCOACHING”, já que você terá segurança e a certeza de que está no caminho certo
Com esse e-book você saberá exatamente o que priorizar em cada uma das matérias, suprindo, assim, a maior dúvida de todos os concurseiros que é a incerteza sobre o que estudar (se precisa ou não estudar a matéria X, por exemplo). Certamente vocês otimizarão, e muito, o estudo com esse cronograma.
DESTINAÇÃO – para todos os alunos que se dedicam ao concurso do MP/PR com edital já publicado.
ATUALIZAÇÃO–22 de SETEMBRO 2025 – reta final pós-edital.
MODELO DAS 70 METAS-
META 01 DE JURISPRUDÊNCIA – Leitura das Súmula Vinculantes + Leitura da Lei de Súmulas Vinculantes (cuidado com os legitimados, efeitos do descumprimento de súmula, processo de cancelamento, se súmula pode ser objeto de controle de constitucionalidade etc).
META 01 DE LEI SECA – Leitura da Lei de Execuções Penais – art. 1º a 81.
META 01 DE DOUTRINA –
O edital do MP/PR é imenso, um dos maiores de MP pela quantidade e variedade das matérias cobradas.
Assim, em reta final, nós faremos o que é possível de ser feito. Não se trata mais “do que temos que estudar”, mas sim “do que conseguimos estudar em pouco tempo”. Nessa fase, não temos mais como pegar doutrina densa e pesada com muitas páginas, mas sim temos que fazer um estudo pensando naquilo que temos condições de fazer com bom custo x benefício. Trata-se de um estudo bem horizontal pensando em maximizar seus resultados. Nesse sentido, nosso foco principal será a lei seca. Vamos maratonar lei seca. Ela é a fonte que temos condições de ler em reta final e é a que concentra o maior número de questões. Será nosso principal foco, portanto. Em segundo lugar, a jurisprudência. Cumpram todas as metas de jurisprudência, isso vai lhe dar muitas questões também. Por fim, a doutrina, apenas pontualmente para temas específicos. Usem o detalhadamente mais como um norte a focar quando estiverem lendo a lei seca. De mais a mais, vamos fazer um estudo de custo x benefício, focando em previsibilidade, ou seja, no que é possível acertar em poucos dias. Assim, por exemplo, não adianta dedicarmos 10 dias para Direito Administrativo se essa matéria concentra apenas 05 questões (e levando em conta que para um estudo de qualidade precisaríamos de ao menos 15 dias). Da mesma forma, não adianta dedicarmos 05 dias para direitos humanos se essa matéria tem apenas uma questão na prova. Por outro lado, adianta sim deixarmos 02 dias para execução penal, pois é uma matéria pequena que terá necessariamente 03 questões na prova. Tudo a partir de agora é feito na base do “custo x benefício”, certo? Vamos começar, e já estudando o que é certo de cobrança: DIREITO DA EXECUÇÃO PENAL, porque aqui se investirmos acertaremos 03 questões fáceis. Estrategicamente vamos ler a LEP + ler os julgados citados em nosso material de execução penal. É lei + jurisprudência, especialmente em tema benefícios da execução penal (progressão, regressão, remição pelo trabalho e pelo estudo, saída temporária etc). O aluno tem dois dias para revisar seu material de execução penal, focando nos julgados citados no material. O MP/PR adora jurisprudência sobre o tema execução penal, esse será seu foco. Ao estudar execução penal, foco nos seguintes pontos: Primeiro, leia a lei. Muitas questões mais simples serão resolvidas com a leitura da Lei 7.210/84. Competência para a execução penal – saber qual juízo aplica a lei mais benéfica na fase de execução penal. Saber se um preso condenado por juiz federal e que cumpre pena em penitenciária estadual – quem julga os incidentes da execução nesse caso? A reincidência pode ser reconhecida pelo juiz da execução quando for conceder benefícios mesmo que o juiz da condenação não tenha a reconhecido na sentença? Saber em regra em que Comarca o preso cumprirá sua pena. Aplicação da LEP – saber se a LEP se aplica aos presos provisórios. Identificação de perfil genético na execução penal – basta ler a LEP e focar nos casos de aplicação. Identificação genética e colheita do material genético para fins de identificação criminal. Saber os casos e finalidades em ambas as situações (LEP e Identificação Criminal). Sugerimos ler também a lei 12.037/2009. Recusa à identificação genética de condenado como falta grave. Cotejar com o direito à intimidade e integridade corporal. Da assistência ao preso – basta ler a LEP para memorização. Do trabalho do preso – tema muito abordado pelas bancas. Foco especial nos presos que estão autorizados a trabalho externo, bem como no tema remição pelo trabalho. Recusa ao trabalho é falta grave? Saber se o trabalho externo é condição para progressão de regime. Saber quais presos não têm direito ao trabalho externo sem vigilância. Deveres do preso – apenas ler a LEP. Dos Direitos do Preso – leia a LEP, saber quais direitos podem ser suspensos. Saber se o direito a visitação íntima pode ser suspenso. Foco nos direitos da mulher presa, especialmente da mulher grávida. Tema de altíssima predileção das bancas (basta lei seca). Da disciplina – leitura da LEP. Tema de maior destaque são as faltas disciplinares e o processo de imposição de sanção por faltas – precisa de contraditório? Precisa de advogado no processo de falta grave? O processo de imposição de falta grave é judicial ou administrativo? Saber sobre falta grave na execução penal – no que interfere, no que não interfere (interfere na progressão? No livramento condicional? No direito de saída?). Quais as consequências de uma falta grave. Falta grave precisa ser averiguada em processo disciplinar? Possível a existência de falta grave com previsão em ato infralegal? Jurisprudência sobre o que configura e o que não configura falta grave. Exemplo: posse de celular e seus componentes é falta grave? Falta grave por portar celular exige perícia? Se o reconhecimento da falta grave depende de processo judicial quando for fato também definido como crime doloso? Qual o prazo de prescrição da falta grave? Se a falta grave pode ensejar a regressão cautelar sem oitiva do preso? Se o PAD é dispensável quando o apenado tiver sido ouvido no processo judicial? Se é admitida a regressão por salto em caso de falta grave? Como a falta grave interfere na progressão do regime. Como a falta grave interfere (ou não) na perda dos dias remidos e no livramento condicional. Saber se a falta grande por posse de celular exige perícia no aparelho. Falta grave é tema de predileção das Bancas. Fiquem muito atentos aos julgados sobre o tema. RDD – Regime Disciplinar Diferenciado – grande destaque. Entender como funciona, prazo e procedimento de inclusão. Foco no que caracteriza e quais diretos ficam suspensos/limitados no RDD. Casos de imposição. Saber se a inclusão pode ser feita sem a oitiva da defesa ou com a oitiva posterior. RDD para preso provisório é possível? RDD cai muito em concurso. Sanções e recompensas – apenas a leitura da LEP basta. Saber quem aplica cada uma das sanções (qual depende de decisão judicial e quais podem ser aplicadas pelo diretor do estabelecimento penal). Saber sobre a possibilidade de sanção coletiva na execução penal. Dos órgãos da execução penal – apenas leitura da lei seca, focando nas atribuições de cada órgão. Dos estabelecimentos penais – saber quais são e a quais presos se destinam. Saber onde pessoas transexuais cumprem pena. No mais, apenas leitura da LEP é suficiente. Da execução da pena em espécie – grande destaque do tema execução penal, especialmente no viés jurisprudencial. Primeiro ponto, saber sobre a execução penal antes do trânsito em julgado de sentença penal condenatória – saber se o STF admite a execução provisória dos benefícios da execução penal. Pena privativa de liberdade – Saber quais os regimes de execução de pena e a quem se destinam. Saibam as regras do regime fechado, semi-aberto e aberto – e aqui o grande destaque é a leitura da LEP. Saber o caráter progressivo da execução penal. Forma de fixação do regime inicial e regime inicial para crimes hediondos – tema de direito penal e que pode ser revisado hoje. Saber sobre a nova progressão de regime. Se atentem aos percentuais exigidos para a progressão. Saibam muito bem como era antes e os novos percentuais e situações trazidas pelo pacote anticrime. Progressão em crimes hediondos especialmente – progressão no tráfico privilegiado. Monte uma planilha com os percentuais de progressão – tendência de cobrança. Saber sobre progressão e regressão por salto. Progressão da pena antes do trânsito em julgado da sentença. Estudar toda controvérsia sobre execução provisória da pena – saber os fundamentos pró e contra. Saber se cabe a execução provisória dos benefícios da execução penal. Progressão de pena por ausência de vaga no regime de execução adequado é cabível? Conceito de reincidência específica para fins de progressão. Obrigatoriedade do exame criminológico para progressão de regime. Condições para ingresso no regime aberto e no semiaberto. Progressão de pena para a mulher gestante – requisitos diferenciados. Sobre o requisito do bom comportamento – saber qual o período depurador, ou seja, se se analisar toda a execução penal ou apenas os últimos 12 meses. A decisão que defere a progressão de regime tema natureza declaratória ou constitutiva? Qual o termo inicial para progressão? E qual a data base a ser considerada para nova progressão de regime? Saibam os casos em que a LEP admite a prisão domiciliar – comparar com as hipóteses do CPP para prisão cautelar domiciliar (cuidado para não confundir – as bancas tentem te confundir aqui). Para o tema progressão e regressão é ideal que o aluno aprofunde, especialmente na Lei de Execuções Penais, que possui cobrança elevada em concurso. No mais, leia bem a LEP para memorizar. Outro tema muito importante da Lei de Execuções Penais é a diferença entre permissão de saída e saída temporária. Saber todas as distinções e casos. Revise esse tema mais perto da prova, pois a chance de cobrança é elevada e você não pode confundir. Saber sobre a calendarização das saídas – cabível ou não? Saber quais presos não têm direito a saída temporária. Da remição – um dos temas mais cobrados em provas. Saber o que é remição pelo trabalho, pelo estudo e pela leitura. Quanto pode ser remido da pena e quantos dias de trabalho/leitura são necessários para um dia de remição. Saber se é aceita a remição ficta. Remição no regime aberto – é possível a remição pelo trabalho? A remição leva em conta dos dias trabalhados ou as horas trabalhadas? Remição por estudo a distância é possível? Saber o que é e quando ocorrerá a perda dos dias remidos – tema mais relevante do ponto. A decisão que reconhece a remição faz coisa julgada e gera direito adquirido? No mais, leia a LEP, bem como as teses do STJ (jurisprudência em teses). Focar na perda dos dias remidos e nos requisitos da remição pelo trabalho e estudo à luz da jurisprudência. Do livramento condicional – o mais relevante é a leitura da LEP. Monitoração eletrônica – o mais importante é ler a LEP. Casos em que o juiz pode impor monitoração eletrônica – ampliação do rol em 2024, logo o artigo se torna importante. Monitoração eletrônica de condenados por crimes sexuais. Pena restritiva de direito, prestação de serviço à comunidade e limitação de final de semana – no tema execução penal, o mais importante é ler a LEP. Alteração dessas penas pelo juízo da execução penal é possível? Da pena de multa – saber quem executa, sua natureza, se a extinção da punibilidade depende do pagamento da multa, se o juiz pode determinar o pagamento da multa de ofício. Execução da medida de segurança – saber quais são os estabelecimentos adequados para cumprimento, saber como se dá a desinternação e o prazo de prescrição da medida de segurança. Recuso da execução penal – saber qual é o recurso usado na execução penal, seu prazo e rito. Demais temas da LEP – lei seca. Outros temas: Estado de coisas inconstitucional e sistema penitenciário. Indenização ao preso em virtude de prisão degradante. O grande viés da cobrança da LEP costuma ser jurisprudencial, então foco em ler a lei + julgados citados em seu material. Finalize o tema execução penal no dia seguinte. Essa matéria é tão importante para o MPPR e tão previsível, que deixamos 02 dias inteiros para ela. Trata-se de uma matéria pequena, com uma lei, e que garante a nossos alunos 03 questões.
META 02 DE JURISPRUDÊNCIA – Leitura das Súmulas do STF – Súmulas 01 a 82. META 02 DE LEI SECA – Leitura da Lei de Execuções Penais – art. 82 em diante. META 02 DE DOUTRINA – exclusiva para alunos (todas as metas seguem o modelo acima).
São 70 metas que vão potencializar seus resultados. |
Bons estudos futuros promotores do Paraná.
Nos vemos na área do aluno.
Todo suporte é fornecido no instagram @meuesquematizado
Avaliações
Não há avaliações ainda.